Propostas éticas de Hans Jonas aplicadas no uso de agrotóxicos no brasil

Autores/as

  • Elizângela Treméa Fell Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Candido Rondon, PR, Brasil
  • Denilo Rodrigues de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v3n1.fell.oliveira

Palabras clave:

Agrotóxicos, Tecnologias, Riscos, Ética, Responsabilidade

Resumen

O presente artigo aborda de que forma a Ética da Responsabilidade, postulado filosófico proposto pelo filósofo alemão Hans Jonas (1903-1993), na sua obra “Princípio Responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica”, podeauxiliar na discussão sobre o uso intensivo de agrotóxicos no Brasil diante de inúmeras evidencias que demonstram os riscos desses produtos para a saúde da população. Desde 2008 o Brasil aparece como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, estando ainda entre os seus maiores fabricantes. Contudo, estudos realizados pela ANVISA, PARA e OMS, demonstram uma relação de causalidade entre o contato com agrotóxicos e o desenvolvimento de várias doenças. No presente trabalho fez-se uso do método de abordagem dedutivo tendo sido utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que a ética da responsabilidade, principalmente no tocante a “heurística do medo”, apresenta, como preceito filosófico que é, capacidade argumentativa de ser utilizada no âmbito jurídico de forma combinada com: a disposição constitucional do direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado; o Princípio da Precaução; e ainda estimular pesquisas científicas sobre o tema, uma vez que o reconhecimento da falta de poder de previsão de consequências do uso de uma tecnologia é um dever ético.

Biografía del autor/a

Elizângela Treméa Fell, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Candido Rondon, PR, Brasil

Docente do Curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/PR), Campus de Marechal Candido Rondon/PR. Doutora pelo PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa Hermenêutica das Ciências e Soberania Nacional da UNIOESTE/ Marechal Cândido Rondon, Membro do GEDAIS - Grupo de Estudos em Direito Ambiental, Internacional e Sustentabilidade da Unioeste/Foz do Iguaçu. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da infância e da Juventude – USF.

Denilo Rodrigues de Oliveira

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/PR), Campus de Marechal Cândido Rondon/PR.

Citas

AMADO, Frederico Augusto Di Trindade. Direito ambiental esquematizado. 5.ª ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2014.

ARAUJO, Alberto José de.Exposição múltipla a agrotóxicos e efeitos à saúde: estudo transversal em amostra de 102 trabalhadores rurais, Nova Friburgo, RJ.Ciência & Saúde Coletiva, 12(1):115- 130, 2007.

BEDOR, C. N. G. Estudo do potencial carcinogênico dos agrotóxicos empregados na fruticultura e sua implicação para a vigilância da saúde. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Recife, 2008.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em . BULOS, UadiLammêgo. Curso de Direito Constitucional. 9ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

CARNEIRO, Fernando Ferreira (Org.) Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde / Organização de Fernando Ferreira Carneiro, Lia Giraldo da Silva Augusto, Raquel Maria Rigotto, Karen Friedrich e André Campos Búrigo. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2015.

CURVO, Hélen Rosane Meinke; PIGNATI, Wanderlei Antônio; PIGNATTI, Marta Gislene. Morbimortalidade por câncer infanto-juvenil associada ao uso agrícola de agrotóxicos no Estado de Mato Grosso, Brasil. Cad. Saúde Colet., 2013, Rio de Janeiro, 21 (1), p. 10 – 17.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 3ª. Ed. rev. e aum. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

KOIFMAN, S.; HATAGIMA, A. Exposição aos agrotóxicos e câncer ambiental. In: PERES, F., MOREIRA, JC., (orgs) É veneno ou é remédio?: agrotóxicos, saúde e ambiente. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2003. p. 75-99.

MAGRO, Edinei Carlos Dal. Direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado: Em busca da construção de uma nova racionalidade ambiental. Novas Edições Acadêmicas, 2014.

MARTINI, Luiz Carlos Pittol et al. Uso da prescrição de agrotóxicos no Brasil: um estudo de caso na região de Tubarão – SCExtensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN 1807-0221 Florianópolis, v. 13, n. 23, p.71-82, 2016.

MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do direito. 4 ª Ed. São Paulo: Atlas, 2014. NALINE, José Renato. Por que filosofia? 2ª Ed. rev. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.

Publicado

2020-08-20

Cómo citar

Fell, E. T. ., & Oliveira, D. R. de . (2020). Propostas éticas de Hans Jonas aplicadas no uso de agrotóxicos no brasil. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 3(1), 226-248. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v3n1.fell.oliveira