A importância da educação no subdesenvolvimento furtadiano

Autores/as

  • Jessica Yume Nagasaki Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil
  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil
  • Letícia Aparecida Gonçalves Dias Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, MG, Brasil
  • Maiely Amaral dos Santos Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v6n2.e034

Palabras clave:

Subdesenvolvimento; Educação; Celso Furtado; Brasil.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância e o enfoque da educação no subdesenvolvimento furtadiano. Nessa perspectiva, o subdesenvolvimento, não se traduz em etapa obrigatória, pelo contrário, trata-se de um processo histórico e autônomo de cada país, para serem considerados desenvolvidos, o que implica na divisão global entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Aproximando o quesito educação e subdesenvolvimento têm-se o caráter cultural, cuja autonomia e a criatividade devem ser inerentes neste processo, em que o ser humano aprimora suas habilidades e potencialidades para estabelecer um conhecimento que possibilite colaborar com a estrutura interna do país. O Brasil, considerado um país subdesenvolvido, tem diversos aspectos a serem repensados, o qual inclui identificar em que momento e em que circunstância o elemento educação viabiliza pensar formas que coadunem com o desenvolvimento econômico social, levando em consideração que mesmo com ênfase histórico-econômico, o pensamento social e educacional sofre clivagens. Para a realização da pesquisa utilizou-se investigações bibliográficas no qual foram selecionados artigos publicados com as principais temáticas: "subdesenvolvimento", "educação", “desenvolvimento” e "pensamento social", conectam-se com a metodologia histórico-estrutural do marco teórico. Como resultado, têm-se que a educação não é tida como o principal aspecto, mas permeia e serve de âncora no processo, pois tem incidência direta na autonomia e emancipação do ser humano, colocando-o como um ator importante nesse processo, isto é, a capacidade de desenvolver habilidades também permite questionar os modelos vigentes na sociedade, direcionando o desenvolvimento e evidenciando mudanças necessárias.

Biografía del autor/a

Jessica Yume Nagasaki, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Doutoranda em Economia Política Mundial na UFABC. Mestre em Direito pela FDSM. Bacharela em Direito pela UFMS CPTL.

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis , Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Pedagoga, Jurista, Mestre e Doutora em Educação. Professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas e da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP).

Letícia Aparecida Gonçalves Dias , Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, MG, Brasil

Mestranda em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Maiely Amaral dos Santos , Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Graduanda em letras pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Foi acadêmica do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Citas

ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz. Direito à educação e diálogo entre poderes. 2012. 259f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas-Faculdade de Educação. Campinas. 2012. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/250736/1/Assis_AnaElisaSpaolonziQueiroz_D.pdf. Acesso em 20 nov. 2021.

BORJA, B. Celso Furtado e a cultura da dependência. OITOS (Rio de Janeiro), América do Norte, 8, nov. 2009. Disponível em: http://www.revistaoikos.org/seer/index.php/oikos/article/view/134/120. Acesso em: 17 jun. 2021.

BRANDÃO, Carlos. Celso Furtado: subdesenvolvimento, dependência, cultura e criatividade. Revista Eletrônica de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, Desconhecido, v. 14, n. 1, p. 0-0, 04 dez. 2012. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/400. Acesso em: 28 jun. 2021

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL, Lei nº 4.024, de 20 de Dezembro de 1961, Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 30 jun. 2021.

BOLÃO, César Ricardo Siqueira. Conceito de cultura em Celso Furtado. Aduba, 2015.

COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE. (ORG). Sobre a CEPAL. [s.d]. Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/cepal-0. Acesso em: 21 jul. 2021.

COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE. (ORG.). História da Cepal. [s.d]. Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/historia-de-la-cepal. Acesso em: 21 jul. 2021.

DE LACERDA, ANTÔNIO CORRêa; PIRES, Júlio Manuel. Os dilemas do desenvolvimento brasileiro no século XXI à luz do pensamento de Celso Furtado. Cadernos do Desenvolvimento, v. 15, n. 26, p. 355-363, 2020. Disponível em: http://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/ojs-2.4.8/index.php/cdes/article/view/504/pdf

DIAS, Letícia Aparecida Gonçalves. Direito à educação: efetivar para garantir?. 2021. 134f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Direito do Sul de Minas. Pouso Alegre. 2021.

DINIZ, Clélio Campolina, Celso Furtado e o desenvolvimento regional. Nova Economia [online]. 2009, v. 19, n. 2, pp. 227-249. Disponível em: Brasil. Acessado 20 julho 2021

DRAIBE, Sônia M. Estado de Bem-Estar, Desenvolvimento Econômico e Cidadania:

algumas lições da literatura contemporânea. In: Gilberto Hochman, Marta Arretche e

Eduardo Marques (org.). Políticas Públicas no Brasil. Editora FIOCRUZ, Rio de Janeiro,

p.23-64, 2007.

FERRARO, Alceu Ravanello. Analfabetismo e níveis de letramento no Brasil: o que dizem os censos? Educ. Soc., Campinas, p. 21-47, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13930.pdf. Acesso em: 30 jun. 2021.

FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro. Educação pública como direito social: desafios para a construção de um sistema articulado no Brasil. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 502-512, set. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rk/v22n3/1982-0259-rk-22-03-502.pdf. Acesso em: 30 jun. 2021.

FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Rev. Para. Med, Brasil, v. 1, n. 1, p. 0-0, 23 jul. 2009. Disponível em: LILÁS-Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa; Scientifique research methodology: guidelines for elaborai-o of a research protocolo. Acesso em: 20 jul. 2021.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FURTADO, Celso. Criatividade e dependência na civilização industrial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FURTADO, Celso. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura. 1961.

FURTADO, Celso. Em busca de novo modelo: Reflexões sobre a crise contemporânea. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007a.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007b.

FURTADO, Celso. O subdesenvolvimento revisitado. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 5–19, 2016. Disponível em: O subdesenvolvimento revisitado | Economia e Sociedade. Acesso em: 22 jul. 2021

FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. 2. ed. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1974.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KORNIS, George A cultura no pensamento (e na ação) de Celso Furtado: desenvolvimento, criatividade, tradição e inovação. Novos estudos CEBRAP [online]. 2013, n. 96 [Acessado 13 dezembro 2021], pp. 165-171. Disponível em:

LEITE, Sandra Fernandes. O direito à educação básica para jovens e adultos da modalidade EJA no Brasil: um resgate histórico e legal. 2013. 352f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas-Faculdade de Educação. Campinas. 2013. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/250841/1/Leite_SandraFernandes_D.pdf. Acesso em 15 jul. 2021.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. 19 Rev.katálysis, vol.10, no.spe. Florianópolis, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-49802007000300004 & script=sci_arttext.

Acesso em: 20 jul. 2021.

MENDES, Candido Celso Furtado: fundação e prospectiva do desenvolvimento. Dados [online]. 2005, v. 48, n. 1, pp. 7-20. Disponível em: Celso Furtado: fundação e prospectiva do desenvolvimento. Acessado 20 julho 2021

NAGASAKI, Jéssica Yume. A Construção do Estado Nacional: subdesenvolvimento e precariedade. Editora Fabris: Curitiba, 2021.

NAGASAKI, Jéssica Yume; ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz. O Viés Social da Ordem Econômica Nacional: por uma garantia do desenvolvimento econômico que supere as desigualdades sociais. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, v. 3, p. 1-23, 2020.

PAIVA, V. Um século de educação republicana. Pró-Posições, Campinas, v. 1, n. 2, p. 7-21, jul. 1990.

REIS, Cristina Fróes de Borja; CARDOSO, Fernanda Graziella, A incompatibilidade entre o mito da globalização e o desenvolvimento dos países periféricos diante do sistema de poder mundial. Revista de Economia Contemporânea [online]. 2010, v. 14, n. 3, pp. 551-574. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1415-98482010000300005. Acessado em: 17 nov. 2021.

RETAMIRO, Wiliam; ARAUJO, Elvira Aparecida Simões de; VIEIRA, Edson Trajano. A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO. Meridiano: Revista de Geografia, Desconhecido, v. 2, n. 2013, p. 144-157, 1 jan. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322530241_A_EDUCACAO_COMO_FERRAMENTA_PARA_O_DESENVOLVIMENTO. Acesso em: 20 jul. 2021.

SANTOS, Émina. A educação como direito social e a escola como espaço protetivo de direitos: uma análise à luz da legislação educacional brasileira. Educ. Pesqui, São Paulo, v. 45. p. 1-15, fev. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v45/1517-9702-ep-45-e184961.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021. p. 3.

SANTOS, L. D. A. O Caminho da Razão e da Esperança: O Pensamento Social de Celso Furtado: Desenvolvimento, Planejamento e Educação no Brasil. Educação em Revista, Unesp, v. 18, n. 1, p. 73-92, jun./2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/6996.

Acesso em: 20 jul. 2021

SANTOS, L. DE À. A alternativa para o progresso: o nacionalismo-desenvolvimentista, seus intelectuais e o planejamento educacional nos anos 1960 no Brasil. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, p. e057, 18 abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44301/pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

SANTOS, Zélia Maria Melo de Lima. Escola como espaço de transformação: a articulação da educação, pobreza e desigualdade social no currículo escolar. Rev. Int. Investig. Cienc. Soc. São Paulo, v.240, Vol. 13 nº2, diciembre 2017. pág. 239-252. Disponível em: http://scielo.iics.una.py/pdf/riics/v13n2/2226-4000-riics-13-02-00239.pdf Acesso em: 23 jul. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVEIRA, Adriana Dragone et al. O direito à educação dos alunos em situação de pobreza: uma problematização das condições de qualidade com base no perfil dos professores. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p.79-97, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3201/2936. Acesso em: 25 jul. 2021.

TRUJILLO, Rosa María Pineda; GARCÍA, José Benjamín Chapa. Exclusión de las personas analfabetas en la vinculación laboral. Revista Mexicana de Sociología, Ciudad de México, v. 4, p. 767-799, set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/rms/v80n4/0188-2503-rms-80-04-767.pdf. Acesso em: 30 jul. 2021.

Publicado

2023-01-23

Cómo citar

Nagasaki, J. Y., Assis , A. E. S. Q. ., Dias , L. A. G. ., & Santos , M. A. dos . (2023). A importância da educação no subdesenvolvimento furtadiano. Revista Do Instituto De Direito Constitucional E Cidadania, 6(2), e034. https://doi.org/10.48159/revistadoidcc.v6n2.e034